Hoje (16), o governo do estado de São Paulo anunciou que todas as atrações e parques temáticos ao ar livre poderão ser reabertos a partir do dia 23 deste mês, seguindo novos protocolos de segurança a respeito da COVID-19. Ao todo, foram aproximadamente seis meses com as portas fechadas.
Este período completamente incomum em que vivemos com a pandemia do coronavírus afetou muito alguns setores da economia de todo o mundo e, possivelmente, o turismo foi o que teve mais perdas. Segundo o secretário de turismo do estado, ano passado o setor havia sido o maior gerador de empregos de São Paulo, com mais de 50 mil postos de trabalho, mas claro que muitos destes foram perdidos em 2020. Com a retomada dos parques temáticos ao ar livre, espera-se que sejam recuperados aproximadamente 26 mil empregos de forma direta e indireta.
Para a retomada, os parques deverão seguir à risca o novo protocolo, já que a possibilidade de contágio em parques de diversão pode ser bastante grande. Portanto, nos estabelecimentos, deverá ser obrigatório o uso de máscaras a todos os visitantes, funcionários e fornecedores, além da medição de temperatura antes de qualquer um entrar no parque. Além disso, sua capacidade deverá ser reduzida a 40%, com venda de ingressos somente online e mediante agendamento e com período de funcionamento de até 8 horas. E claro, podemos esperar muitos pontos de álcool em gel, distância nas filas e atrações e higienização dos brinquedos ao longo do dia. Toda a fiscalização será feita pela prefeitura de São Paulo.
O Hopi Hari, maior parque temático do estado, já vinha há alguns meses implantando medidas de segurança seguindo os protocolos sanitários perante o coronavírus, como a instalação de pontos de álcool em gel em todo o local e fazendo marcação de distanciamento nas filas. Recentemente, a secretaria de saúde de Vinhedo havia permitido a reabertura do parque no dia 19, mas com o novo anúncio e novas orientações e recomendações do governo do estado, o Hopi Hari reabrirá no sábado, dia 26. O empreendimento já nos informou algumas de suas práticas nesse novo momento: o parque funcionará das 10h às 17h com capacidade total de 40%, com todas as medidas já citadas anteriormente como parte do protocolo, além da sanitização dos pontos comuns de visitantes, como assentos, apoios de mão e travas, e higienização nas lojas e lanchonetes a cada qualquer tipo de transação. O parque já nos informou que atrações fechadas não estarão em funcionamento, como é o caso do Simulakron, Cinemotion, La Mina Del Joe Sacramento e Katakumb, além dos shows no Klapi-Klapi, Theatro di Kaminda e no Saloon. Vale lembrar que ainda estará em andamento o Horror Drive Tour, experiência drive-in das 18h às 21h até o dia 1º de novembro.
Até agora, não temos as datas de reabertura de cada um dos outros parque individualmente, já que alguns já se prepararam antecipadamente para este momento, e outros, não. Com esta notícia, porém, podemos esperar ansiosamente pelo anúncio de cada um dos nossos queridinhos de São Paulo para poder curtir todos eles novamente.
0 Comentários