Play! na curiosidade - Montanhas-russas recordistas!



 Desde o início dos tempos, o ser humano sempre teve o desejo de se destacar, mostrar que pode e que consegue, fazer algo melhor que o seu semelhante, a viagem a lua pode ser um exemplo disso, desde então nem o céu se tornou o limite e no mundo dos parques de diversões não seria diferente.

   Ano após ano, é comum vermos notícias sobre novas atrações que batem recordes, seja em velocidade, extensão, altura, queda ou inversões. Conheça algumas dessas recordistas que levam a diversão de muitos ao redor do mundo ao extremo!

VELOCIDADE

1° Fórmula Rossa




   Em primeiro lugar no quesito velocidade, temos uma gigante fabricada pela Intamin e inaugurada em 2010.
   A Fórmula Rossa, que pertence ao Ferrari World em Abu Dhabi nos Emirados Árabes, é uma montanha russa de aço e possui um sistema de lançamento hidráulico que catapulta os trens da atração a 240 Km/h em apenas 5 segundos! Acha loucura? Pois saiba que por medidas de segurança devido ao clima desértico e a alta velocidade da atração, passageiros dos primeiros carrinhos devem obrigatoriamente usar um óculos de proteção para evitar que algum fator externo cause algum dano aos olhos.


   Caso você tenha curiosidade em saber como foi a construção dessa atração, clique aqui.


2°Kingda Ka



   Localizada no Six Flags Great Adventure, em Nova Jersey (EUA), e também projetada pela Intamin, hoje possui o segundo lugar nas recordistas mundiais no quesito velocidade, além de também deter o recorde de mais alta do mundo, mas falaremos disso mais tarde.

   Atingindo 206 Km/h em apenas 3,5 segundos a Kingda Ka sustentava sua posição de mais rápida até 2010, quando a atual recordista, Fórmula Rossa foi inaugurada.



3° Top Thrill Dragster




   Também construída pela Intamin, a Top Thrill Dragster fica localizada no Cedar Point, em Ohio (EUA). Apesar de ser um modelo bastante similar a Kingda Ka, ela é considerada a mãe da mesma por ter sido construída antes, mais precisamente em 2003.
   Ela atinge a velocidade de 193 Km/h em menos de 4 segundos e tem como temática as corridas de Fórmula 1.




      Caso você tenha curiosidade em saber como essa atração foi construída, clique aqui.


ALTURA E QUEDA

1° Kingda Ka



   Figurando mais de uma vez nessa lista, a Kingda Ka assume a primeira posição quando o assunto é altura. Com seus 139 metros, ela é, desde sua inauguração, a montanha russa mais alta do mundo.



   Caso você tenha curiosidade para saber como foi a construção dessa atração, clique aqui.



2° Top Thrill Dragster



   Duas vezes entre as recordistas, a Top Thrill Dragster entra aqui como a segunda montanha russa mais alta do mundo. Com 130 metros de altura, ela já foi considerada a montanha russa mais alta do mundo por um curto espaço de tempo, antes da construção da atual recordista Kingda Ka.



 3° Superman: Escape from Krypton




   Anteriormente conhecida apenas como "Superman: The Escape", a gigante situada no mundialmente famoso Six Flags Magic Mountain, apesar de ocupar o terceiro lugar nessa lista, não decepciona com seus 126 metros de altura e seus 167 km/h de velocidade. Construída pela Intamin, ela é um modelo de montanha russa "duelista", ou seja, são dois segmentos de trilhos onde os trens da atração competem entre si, trazendo uma experiência bastante interessante para seus visitantes. Em 2010 ela acabou sendo fechada para reforma, e um ano depois voltou com novas cores, novos trens, esses que inclusive possuem assentos virados de costas, e uma adição de 7 km/h na velocidade em relação a versão anterior que possuía "apenas" 160 km/h. Hoje além de ocupar a terceira posição no quesito altura e queda, ela também é a 5° mais veloz do mundo.


 EXTENSÃO

 1° Steel Dragon 2000


   Localizada no Nagashima Spa Land em Mie no Japão, a Steel Dragon 2000 possui a incrível extensão de 2.479 metros, 153 km/h de velocidade e 95 metros de altura. Construída entre os anos 2000 e 2002 pela Morgan Manufacturing, ela já foi considerada a mais alta, rápida e longa montanha russa do mundo, porém atualmente ocupa apenas o título de mais longa.



 2° The Ultimate


   Considerada a montanha russa mais longa da Europa, a The Ultimate, localizada no Lightwater Valley em Ripon na Inglaterra ocupa o segundo lugar quando colocada junto as recordistas mundiais. Construída pela British Rail e inaugurada em 1991 ela possui 2,268 metros de extensão aliados a 33 metros de altura e 80km/h de velocidade.



 3° The Beast



   Sendo a única montanha russa de madeira que ocupa uma posição nessa lista, a The Beast no Kings Island em Ohio, Estados Unidos foi inaugurada em 1979 com o título de mais rápida, mais longa e mais alta montanha russa de madeira no mundo. Hoje ela ocupa a terceira posição entre as mais longas, com seu percurso chegando a ultrapassar os 4 minutos de duração! A The Beast, desde sua estréia, conseguiu uma reputação bastante sólida entre entusiastas do mundo inteiro, sempre sendo citada entre as melhores montanhas russas do mundo. Uma curiosidade interessante é que a sucessora da The Beast, chamada de "Son Of a Beast", também no Kings Island, foi considerada uma das piores montanhas russas do mundo. Ela era uma montanha russa de madeira que tinha como principal atrativo um looping que foi removido em 2006 depois de inúmeras reclamações por essa parte do passeio ser extremamente desconfortável. Em 2012 ela foi demolida e deu lugar a uma montanha russa invertida, a Banshee.


 INVERSÕES

 1° The Smiler



   Com todo um ar misterioso desde a sua divulgação, o Alton Towers, em Staffordshire (Inglaterra), cumpriu com o prometido e entregou uma montanha russa recordista mundial em inversões. A The Smiler, projetada pela Gerstlauer, te leva a uma experiência considerada extrema: são 14 vezes de cabeça para baixo ao longo de seus 2:45 minutos de duração. Mas com o recorde também vieram alguns problemas. Desde sua inauguração, a atração sofreu uma série de contratempos que geraram polêmica ao entorno da mesma:

Maio de 2013
•Os trens da atração ficaram presos na primeira subida durante seu evento de pré estreia, o momento contava com artistas e jornalistas, que ficaram presos na atração por aproximadamente uma hora.

Junho de 2013
•Um dos trens ficou preso em uma parte do percurso chamado "Batwing" durante um teste, antes da abertura ao público.

•O mesmo problema anterior voltou a acontecer, porém dessa vez com os bonecos de teste instalados no trem. Mais tarde, foi anunciado que a falha foi no sistema de freios, que acabaram ativando por mais tempo do que deveriam, fazendo com que a velocidade do trem fosse reduzida a ponto de não conseguir completar o "Batwing"

 Julho de 2013
•Visitantes alegaram que pedaços da atração (provavelmente da tematização) caíram na pista, causando um pequeno afastamento entre os trilhos da montanha russa por conta do impacto da queda ou problemas nos parafusos.

•A atração precisou ser fechada por cinco dias após terem sido encontradas rachaduras no bloco de concreto onde estava instalado um dos seus suportes. 

Novembro de 2013
•Pessoas acabaram feridas quando algumas rodas que sustentavam a corrente de elevação na segunda subida (que acontece inclinada a 90°) se soltaram.

Junho de 2015
•Um trem com passageiros acabou colidindo com um trem que estava em testes, causando ferimentos graves em vários passageiros, resultando até mesmo na amputação de uma perna de um dos passageiros. O motivo do acidente foi falha humana, uma vez que um operador desativou o mecanismo que evita que dois trens sejam liberados em uma distância muito curta, o que levou a colisão.



 2° Intamin 10 Inversions



   Aqui não estamos falando de apenas uma montanha russa, mas sim de um modelo que tem se popularizado ao redor do mundo.

Colossus - Thorpe Park



   O primeiro modelo a contar com 10 inversões foi a Colossus, localizada no Thorpe Park (Inglaterra), que nasceu inicialmente como uma adaptação de um modelo de oito inversões da Intamin, que por sinal se chamava Monte Makaya e ficava aqui no Brasil, mais precisamente no já extinto Terra Encantada, Rio de Janeiro. A Colossus foi inaugurada em 2002.


Tenth Ring - Chimelong Paradise



   O segundo modelo com 10 Inversões no mundo é chamada de Tenth Ring, fica localizada no Chimelong Paradise, na China. É um modelo idêntico a Colossus, porém foi inaugurada em 2006.


10 Inversões - Hopi Hari



   O terceiro modelo dessa atração seria construído em terras brasileiras. Em meio a uma novela gigantesca, o Hopi Hari, em Vinhedo, São Paulo, concluiu a aquisição de um modelo "melhorado" da já conhecida 10 Inversions em 2012, porém as obras da atração foram interrompidas em função do acidente ocorrido no parque neste mesmo ano. Desde então, o parque, por problemas financeiros, nunca conseguiu colocar a atração de pé.



   Alguns anos depois, para fins de quitação de dívida, o parque passou a montanha russa para o Sr. Cesar Federmann depois de uma disputa judicial, optando por utilizar o sistema de locação, na qual a atração seria montada no parque com um valor sendo pago ao Sr. Federman.



   Passado o tempo, é noticiado que a montanha russa estava em negociação com o Movie Animation Park Studios na Malásia. Logo depois, foram divulgadas fotos nas redes sociais de peças da atração deixando o parque, até então para ficarem em um terreno ao lado, pertencente ao Sr.Federmann. Alguns dias depois foram divulgadas mais fotos mostrando as peças da atração dentro de containers e saindo desse mesmo terreno.
Atualmente o equipamento foi visto desmontado nas dependências do Movie Animation Park Studios.

3° Dragon Khan


   Apesar de hoje existirem inúmeros modelos de montanha russa com muitas inversões, a Dragon Khan, construída em 1995 pela B&M e que fica localizada no PortAventura, em Salou, na Espanha, pode ser considerada a primeira montanha russa a contar com 8 inversões no mundo, logo após dela, não demoraram a aparecer atrações com o mesmo numero de inversões ou até mais.


   Uma curiosidade interessante é que já tivemos em território brasileiro um modelo de 8 inversões, pra ser mais especifico, o primeiro modelo de 8 inversões da Intamin:

Monte Makaya


   Instalada por 12 anos no já extinto Terra Encantada que ficava no bairro da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a Monte Makaya pode ser considerada a mãe de todas os atuais modelos de montanhas russas multi inversões da Intamin, recebendo até mesmo seu nome de fabrica em uma homenagem ao seu primeiro local de instalação: Roller Coaster RIO


   Atualmente a Monte Makaya se encontra em posse do Mirabilandia, parque de diversões localizado em Olinda, Pernambuco. Ela faz parte dos planos de expansão do empreendimento, onde será reformada e instalada com outro nome e temática. 
   



   E aí, curtiu nossa lista? Fique por dentro do mundo dos parques no Play! Na Diversãocurta nossa página e nos siga no Instagram para não perder nada! Até a próxima! 



Postar um comentário

0 Comentários